Turismo para todos: acessibilidade é tema do Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo foi celebrado na última terça-feira (27) e teve como tema “Turismo para todos: promovendo a acessibilidade universal”, escolhido pela Organização Mundial de Turismo (OMT) para este ano. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), na figura de Alexandre Sampaio, seu presidente, teve o prazer de comemorar a data por mais um ano e participar da celebração ao lado de importantes profissionais da área, membros do MTur, parlamentares e da sociedade – grande parte representada por pessoas com deficiência.
Na cerimônia, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, abordou a questão do turismo como importante meio de contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, além de grande gerador de empregos e citou a acessibilidade como um tema de preocupação constante do Ministério do Turismo. “Acredito que estamos no caminho certo e o nosso planejamento para os próximos anos terá a acessibilidade como premissa. Mas precisamos trabalhar com empresários, parceiros e trade para alcançar o objetivo final de garantir que o turismo esteja ao alcance de todos”, afirmou o ministro.
Na visão de Alexandre Sampaio, presidente da FBHA e diretor da CNC, os projetos e políticas voltadas para a inclusão social e acesso para todos já vem sendo debatidas pelo Conselho Nacional de Turismo há algum tempo e são um grande incentivo para a promoção da atividade turística no país. “Nosso setor pode e deve ser usado como alavanca para fazer o país sair desse cenário de recessão”, diz o presidente.