Trade turístico comemora os bons ventos dos Jogos Olímpicos
Fonte: FBHA
A Embratur reuniu no Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, a elite do trade turístico nacional para um jantar em celebração ao espírito olímpico e em comemoração à expressiva presença de turistas estrangeiros no Brasil. O evento foi realizado no Ocean Lounge do Caesar Park, em Ipanema.
O presidente do órgão, Vinicius Lummertz, ressaltou a importância da agenda pós-olímpica, que será criada com a participação dos empresários e que enfatizará uma atuação em bloco dos países da América do Sul. "Viemos bem até aqui e temos que ir melhor daqui para a frente, de forma a fazer prevalecer um pensamento estratégico para o turismo. Galgamos muitas posições, em alguns momentos, contra a desconfiança de todo o planeta, para pensar no que chamo de 'dia seguinte'", afirmou, referindo-se à reunião dos ministros do Turismo do Brasil e da Argentina para debater a ampliação de um turismo que vale US$ 4 bilhões.
Estiveram presentes ao jantar outras autoridades do setor, como os ministros do Turismo do Brasil, Alberto Alves; e da Argentina, Gustavo Santos, secretários de Turismo, como o do Rio de Janeiro, Nilo Felix, empresários e líderes empresariais, como os presidentes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, e da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Alexandre Sampaio fez questão de citar a onda de bons ventos para o trade. "Não há momento mais oportuno para aproveitar o fascínio gerado pela realização impecável desse evento mundial. Vamos fazer com que o mundo inteiro nos coloque no topo da lista ao planejar sua próxima viagem", afirmou.
Alberto Alves destacou que o turismo no novo governo passou a fazer parte de um grupo econômico, formado por outras Pastas, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). "Tivemos um upgrade; agora, temos que definir nossas prioridades para fazer acontecer. Estamos todos juntos envolta da mesma mesa", disse.
No encontro, foram ressaltados o ótimo desempenho do País na recepção do mega evento e o engajamento para que o legado seja uma realidade propulsora do setor não só para a cidade-sede, mas para todos os destinos nacionais.
Só na cidade do Rio de Janeiro, o setor hoteleiro foi ampliado e o número de leitos pulou de 29 mil para 60 mil, segundo o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, um ganho que fortalece a infraestrutura e melhora a experiência de turistas nacionais e estrangeiros.
O presidente da FBHA foi citado algumas vezes pelas autoridades em forma de agradecimento pelo apoio dados pela entidade. Outro homenageado da noite foi o ministro de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, que está no Brasil para uma reunião de negócios entre os dois países, cujo tema principal é a parceria no desenvolvimento de ações que gerem aumento de fluxo de turistas para a América do Sul.
Saiba mais:
Crescer e aparecer. FBHA lista medidas prioritárias para aumento de fluxo de turistas estrangeiros no Brasil
FBHA e outras entidades definem medidas prioritárias para segundo semestre