Governo lança sistema que permite abertura de empresas em cinco dias
Um sistema que integra União, estados e municípios promete facilitar a vida dos novos empreendedores. A RedeSimples será um processo único e simplificado para que a abertura de empresas no Brasil aconteça em até cinco dias. O novo sistema foi oficializado nesta quarta-feira (9), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do ministro da secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.
A nova plataforma será operacionalizada por meio de um sistema nacional informatizado, o Registro e Licenciamento de Empresas (RLE). Os empresários terão um sistema de entrada de dados único que permitirá abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Isso tudo poderá ser feito online, caso o empreendedor possua um certificado digital.
Segundo Guilherme Afif, o primeiro compromisso após a sanção da Lei do Simples Nacional, em agosto de 2014, que era a simplificação do fechamento das empresas, já está sendo cumprido. “Nos incomodava e incomoda uma estatística do Banco Mundial que coloca o Brasil nas últimas posições da burocracia para o empreendedor”, acrescentou Afif.
Segundo o Sebrae, os negócios considerados de baixo risco, 90% do total hoje, poderão ser abertos em até cinco dias. Atualmente, a média de abertura de empresas é de 83 dias. A ideia da RedeSimples é diminuir a burocracia e aumentar a competitividade das empresas brasileiras. “É apenas um primeiro passo para conseguirmos criar um país menos burocrático para todos”, diz Afif.
A ferramenta já está disponível para empreendedores do Distrito Federal, através do Portal Empresa Simples.