Notícias

Expoarroz abre suas portas para o público

05-05-2015

  

Com a abertura dos portões da 4ª edição da Expoarroz, ocorrida no início da tarde desta terça-feira (05), o público pode acompanhar, já na entrada do Centro de Eventos de Pelotas/RS, a exposição de máquinas agrícolas, um dos pilares da cadeia produtiva agrícola. Além do maquinário, a Expoarroz 2015 traz em seus 22 mil m² estandes com mais de cem expositores, debates sobre gestão e qualidade na produção orizícola no Fórum Internacional: O Arroz na Segurança Alimentar, a 5ª Rodada de Negócios Internacional e inúmeros eventos paralelos organizados pelas entidades representativa do setor.
 
A cerimônia de abertura ocorre as 19h de hoje, no palco central do pavilhão principal do Centro de Eventos.  A Expoarroz estende-se até a sexta-feira (09), com visitação gratuita das 14h às 21h. 
 

5ª Rodada de Negócios Internacional inicia com sucesso
 

Iniciou hoje, no estande da Brazilian Rice do Centro de Eventos, a Rodada de Negócios da Expoarroz 2015. O Projeto Comprador, que realiza a 5ª Rodada de Negócios Internacional, dentro do Projeto Setorial Brazilian Rice, visa promover a exportação do arroz brasileiro.
 
Vários países estão representados por empresas: África do Sul, Estados Unidos, Granada, Jordânia, Panamá, Costa Rica, Chile, Suiça, entre outros. Tradutores estão a disposição das empresas facilitando a comunicação nas negociações com as indústrias e cooperativas associadas ao Brazilian rice. 

Segundo Rubens Silveira, diretor técnico da Expoarroz 2015, a Rodada de Negócios é o ponto alto da Expoarroz e decisiva na economia. "A exportação da produção do RS é de cerca de 15 a 17%. Essa exportação é decisiva na sustentação de preços internos durante todo o ano". Em sua quinta edição, a rodada tem um novo formato. "A rodada deste ano acontece de maneira inovadora. Os compradores chegaram ontem e visitaram o Porto de Rio Grande e indústrias da região - de arroz parbolizado e enriquecido. Durante o evento eles circulam nos estandes e são recebidos pelos associados da Brazilian Rice, estabelecendo contato e gerando negócios", afirmou.

Juan Campos, da empresa Negociaciones Peruanita, veio do Peru para participar da Expoarroz 2015, . "É nossa segunda visita a Expoarroz. O contato direto com os produtores é muito necessário e importante, em um formato diferenciado", afirmou. Na quarta-feira (6), os representantes das empresas internacionais poderão conversar com empresas associadas da Brazilian Rice que não possuem estande na Expoarroz 2015. 

A Rodada de Negócios da Expoarroz 2015 é promovida pela Associação Brasileira das Industrias de Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) com o apoio da Estima Mercados.

Fórum Internacional trata do sistema de gestão na produção orizícola


Em época de aumento de custos, incertezas na economia e diminuição da oferta de crédito, apostar na implantação de processo de gestão na propriedade rural, focado na rentabilidade e eficiência, pode trazer o diferencial que o produtor necessita para aumentar a produtividade do seu empreendimento. As vantagens deste procedimento e as metodologias de aplicação foram abordadas no primeiro painel do Fórum Internacional: O Arroz na Segurança Alimentar, ocorrido no início da tarde desta terça-feira (05), dentro da programação da 4ª Expoarroz, que ocorre no Centro de Eventos de Pelotas, Rio Grande do Sul.

O tema Foco na Rentabilidade: Gestão das Informações foi abordado pelo diretor da Connectere Agrogestão, Marcelo Lagemann, com a moderação do presidente do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, e contando com a participação, como debatedores, de representantes do Instituto e da Associação Rural de Pelotas (ARP), Antônio Valente e Rodrigo Costa, respectivamente, e Antônio da Luz e Eduardo Munhoz, da Farsul e da Porteira Adentro.

A gestão, segundo Lagemann, pode ser aplicada em qualquer perfil de propriedade, com a consolidação de fatores como motivação de pessoas, adoção de processos conforme objetivos delimitados e transformação de informação em sistema organizado de dados. "A diferença em cada tipo de empreendimento serão as informações que o produtor precisa analisar para fazer a gestão completa de sua propriedade, conforme suas peculiaridades", explica.
 
Simplicidade - Independente do perfil produtivo, o sistema de gestão precisa ser simples, pondera o diretor da Connectere Agrogestão. A simplicidade, conforme o palestrante, auxilia o manuseio de dados indispensáveis à busca pelo aumento da produtividade, essencial para a manutenção do empreendimento no momento atual que conjuga aumento de custos à diminuição do crédito, aumento de endividamento, diminuição da margem de lucro e outros fatores que diminuem a renda do produtor. "Os preços agrícolas até que estão se mantendo estáveis, mas os custos em elevação têm diminuído o potencial produtivo do agricultor. A gestão auxilia na adoção da eficiência, que é o ponto-chave para melhorar desempenho dos custos de produção", pondera Lagemann.

O diretor da Connectere Agrogestão aconselhou a evitar a simples cópia de modelos utilizados em propriedade vizinhas ou repassadas sem critérios técnicos. "Não é por que a propriedade do lado da minha está fazendo   que eu posso fazer também, isto é um grande erro. O grande desafio é saber gerenciar as informações que a propriedade gera e utilizar conhecimento técnico sobre elas, a partir das peculiaridades", explicou.
 
Fórum - Na sequência do evento o tema foi Caminhos para a Competitividade, com palestra do secretário da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, e moderação a cargo do diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong.  O evento prossegue até quinta-feira (07), das 15h às 18h30, e integra a programação da 4ª Expoarroz, que tem a visitação gratuita até sexta-feira (08).
 
A  Expoarroz conta com os patrocínios máster do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e  Instituto Rio-Grandense do Arroz, Embrapa, Badesul, Fertilizantes Piratini, John Deere, Porto de Rio Grande, Louis Dreyfus Commodities, Sicredi, Sistema Farsul, Senar-RS e Vetorial. A realização é da Estima Mercados, com apoio institucional do Sindicato das Indústrias do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindiarroz), Ricetec, Sindicato da Indústria do arroz de Pelotas (Sindapel), e Associação Brasileira das Indústrias do Arroz Parboilizado (Abiap).
 
A Expoarroz 2015 conta com os patrocínios de: Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA e Governo do Estado do RS (Master); Embrapa Clima Temperado; Badesul; Embrapa; John Deere; Porto de Rio Grande; Fertilizantes Piratini e Louis Dreyfus Commodities e apoio institucional de: Sindiarroz; RiceTec; Sindapel. Abiap; Associação Rural de Pelotas; Fearroz e
Federarroz. A realização da feira é da Estima Mercados.
 

SERVIÇO

 

O que: Expoarroz 2015
Data: 5 a 8 de maio de 2015
Local: Centro de Eventos de Pelotas (Trevo de acesso, Av. Presidente João Goulart)
Horário: 14h às 21h
Visitação: gratuita
Site: www.expoarroz.com.br
Facebook: www.facebook.com/expoarroz?fref=ts