Notícias

Apoio e preparação ao mercado de trabalho

(Foto: Carlos Queiroz - DP)
13-09-2016

Parceria entre Sebrae e Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fomenta a expansão de pequenas empresas, com o auxílio gratuito

Fonte: Diário Popular Por: Renata Garcia 

Empreender e obter sucesso. A iniciativa do programa Negócio a Negócio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), oferece capacitação gratuita a pequenos empresários. Muito além disso, porém, capacita acadêmicos de diversas graduações para chegarem mais fortes ao mercado de trabalho.

Com vínculo de estágio, os estudantes fazem duas visitas às empresas, selecionadas pelo Sebrae, e conforme a quantidade de clientes alcançada, sua remuneração também avança. O coordenador do programa na UCPel, professor Samuel Ongaratto, salienta a importância acadêmica implementada pelo Negócio a Negócio. "O aluno aprende sobre desenvoltura, perde a vergonha de falar em público, aprende a demonstrar mais segurança ao cliente", destaca.

Aluno do curso de Direito, Kássio Lopes, 25 anos, confere suas habilidades de diálogo com o público, sem a timidez enraizada em sua personalidade, à experiência acumulada nos últimos quatro anos em que faz parte do programa. "Cheguei aqui e nos primeiros dias queria desistir", lembra, bem-humorado. Kássio é um dos mais de 20 alunos deste semestre que formam o corpo do projeto na Católica.

Embora a graduação escolhida por ele não seja especificamente voltada à área administrativa, afirma que seu aprendizado dentro do Negócio a Negócio vem qualificando sua articulação para tratar com futuros clientes, na área jurídica.

Carlos Queiroz 13175

(Foto: Carlos Queiroz - DP)

Metodologia
O coordenador do programa na UCPel explica que são entregues apostilas aos líderes de pequenas empresas componentes do projeto. Assim como a assistência presencial, o material distribuído também é gratuito. Ele carrega lições básicas para iniciar com sucesso o empreendimento. As ações e orientações do programa se concentram em cinco áreas:

1) Finanças:
- diário de caixa
- controle do pagamento de tributos
- controle do fluxo de caixa
- cálculo do ganho
- gestão de estoques

2) Mercado:
- pesquisa de satisfação
- análise de necessidades dos clientes
- segmentação de clientes
- ofertando novos produtos e serviços
- entendimento de mercado

3) Planejamento:
- planejando o negócio: objetivos e metas
- plano de ação de curto e médio prazo
- aprendizagem estratégica

4) Organização:
- organização e disciplina
- organização de documentos
- cadastro de fornecedores

5) Pessoas: 
- competências necessárias
- orientações para obrigações trabalhistas
- matriz de responsabilidades
- treinamento baseado em problemas

O programa

O Negócio a Negócio é uma estratégia de orientação empresarial de gestão, voltada para pequenas empresas. A dinâmica caracteriza-se pela visita de um Agente de Orientação Empresarial (AOE) à sede do empreendimento - no caso da parceria em Pelotas, um estagiário da UCPel -, não havendo necessidade de que o empresário tenha a iniciativa de buscar o Sebrae ou de se deslocar até um de seus pontos de atendimento. O objetivo, conforme assegura a gerente regional do Sebrae, é promover melhorias no empreendimento, por meio de orientação presencial continuada, gratuita e customizada, bem como iniciar o relacionamento com novos clientes para o Sebrae.

Desde 2012
- mais de nove mil empresas atendidas
- os 22 municípios da Zona Sul fazem parte do cadastro, além dos localizados na região centro-sul
- pequenas empresas são caracterizadas pelo faturamento anual de no máximo R$ 360 mil

Aposta forte
Uma das empresas a participar foi a de Liziane Kampfer. Graduada em Medicina Veterinária, há pouco mais de um ano migrou para o mundo dos negócios. Uma mudança que acompanhou outra em sua vida: em breve teria um bebê. Segundo a experiência que vem vivenciando, ter um negócio próprio lhe dá mais liberdade para conciliar tarefas da vida pessoal, como cuidar do pequeno. "Hoje eu trabalho com sonhos. Trabalho no sonho da mulher que quer ser mãe", descreve a atual função, sorridente.

pr4708

(Foto: Paulo Rossi - DP) Proposta aproxima a teoria da prática

Liziane relata ter recorrido a consultorias para garantir que o empreendimento não falhasse. Abordada pelo Negócio a Negócio, aceitou o auxílio gratuito. "É um projeto que abrange tudo, foca no cliente e contribui bastante, apesar de serem só duas visitas", descreve. Em uma fase mais madura, à frente da loja de artigos para crianças recém-nascidas até dois anos, projeta ampliar o investimento.

Segundo Rosâni Ribeiro, gerente do Sebrae Sul, a estratégia contempla setores econômicos com interesse, geralmente, que já têm negócios vinculados ao Sebrae. De acordo com ela, a instituição não visa lucro com a iniciativa. Os atendimentos visam, especificamente, desenvolver e preparar essas empresas para o mercado, contribuindo para sua ampliação e, então, expandir o negócio de forma a abrir oportunidades de emprego.