Acessibilidade no turismo: mercado cada vez mais satisfatório
Banheiros adaptados, escritas em braile e rampas de acesso são elementos já presentes na rotina dos brasileiros e tendem a se tornar cada vez mais comuns, uma vez que aumentam o público consumidor e honram o compromisso social do cidadão. Programas de acessibilidade e inclusão social ajudam não só o portador, como também os prestadores de serviço a estarem mais capacitados a atender este público. No turismo não é diferente, todos estão em busca de melhores maneiras de satisfazer esses clientes.
A ampliação da procura de viagens por pessoas com diferentes tipos de deficiência ajuda a aumentar a preocupação dos cidadãos por um serviço satisfatório, o que é um ponto positivo para o setor. Esse público vem crescendo cada vez mais e os meios de hospedagem e alimentação pretendem suprir suas necessidades básicas. Milhões de reais já foram investidos em obras de acessibilidade em várias cidades do país e diversos cursos de capacitação já foram ministrados.
Considerado mais um ponto positivo, o Ministério do Turismo oferece uma ferramenta de avaliação de acessibilidade dos pontos turísticos: o Guia Turismo Acessível. O site colaborativo permite os usuários cadastrarem, consultarem e avaliarem não só meios de hospedagem, como também restaurantes, shoppings, bares, lojas, museus, parques, zoológicos, eventos, cinemas, atrativos históricos, serviços turísticos e atividades de lazer, focando no quesito acessibilidade.
O material visa uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas também para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e idosos. O Guia Turismo pretende promover a inclusão social, ressaltando que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Até o momento, o site obteve mais de 456 mil acessos e tem 1,9 mil pessoas cadastradas.
Fonte: FBHA