Notícias

2017 deve promover conscientização dos turistas para práticas sustentáveis

06-01-2017

Para ampliar a conscientização e compreensão da importância do turismo sustentável como fonte de renda e de valorização do patrimônio natural e cultural, a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou o ano de 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o potencial turístico de desenvolvimento sustentável já é um dos principais geradores de emprego do mundo – e suas práticas precisam ser cada vez mais difundidas.

Dentre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, três citam o turismo. São elas: 
• Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
• Consumo e produção sustentável; e
• Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o Turismo Sustentável é uma ótima maneira de manter a economia do setor de turismo ativa. “Valorizando práticas sustentáveis, em harmonia com a natureza, cultura e economia dos destinos, temos maior garantia de que atrativos e recursos turísticos continuarão existindo nas próximas gerações – o que traz benefícios para diversas comunidades locais e suas regiões”, afirma Sampaio.

A FBHA apoiou o Seminário Internacional do Turismo Sustentável, no qual foi declarado o início das comemorações para o Ano Internacional do Turismo. O evento teve como objetivo expandir a discussão sobre sustentabilidade no turismo e construir uma estratégia nacional que engajasse todos os representantes do setor na busca de um turismo mais sustentável. O seminário reuniu palestrantes nacionais e internacionais, trade turístico, autoridades, estudantes e pesquisadores da área no dia 30 de novembro de 2016, no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Site da FBHA