Notícias

SESC : FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA AJUSTA OS ÚLTIMOS DETALHES

18-12-2017

Uma diversidade de idiomas e culturas unida pela música de concerto. A 8ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2018, em Pelotas, já está com a sua programação confirmada.

 

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção, promover o intercâmbio e a apreciação da música, o Festival conta com 50 espetáculos gratuitos para toda comunidade, além dos 24 cursos disponíveis que vão reunir cerca de 300 alunos de Estados e países diferentes, previamente selecionados. Esta edição também comemora o Centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, importante espaço de formação da música de concerto. Confira abaixo a programação completa.

Ao todo, serão 12 dias de Festival que vão movimentar Pelotas, onde aproximadamente 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos estarão presentes nos mais variados espaços da cidade com classes musicais, recitais e concertos. Um intercâmbio entre brasileiros e estrangeiros, jovens músicos e profissionais consagrados, envolvidos pelo universo de composições musicais, arranjos e interpretações. “A realização da oitava edição de um dos maiores festivais da área na América Latina é o resultado de um ano de muito trabalho que agora se concretiza com a atuação dos profissionais da música e estudantes, com a sonoridade de inúmeros instrumentos e vozes, e com uma calorosa plateia da cidade de Pelotas, que pulsa e respira esta festa musical”, destaca o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

A novidade deste ano será a Oficina de Choro, que abrange o ensino de seis instrumentos: violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho. Além disso, a programação segue com seus cursos tradicionais: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, eufônio, saxofone, harpa, percussão, violão clássico, piano, composição e canto lírico. Completam a programação do evento os ensaios e Recitais de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Um dos destaques é o concerto de abertura, no dia 15 de janeiro, no Theatro Guarany, às 20h30, que apresenta o grupo Ensemble Berlin, da Alemanha, composto pelos solistas Christoph Hartmann (ALE), Clemens Weigel (ALE), Walter Kussner (ALE), Luiz Filipe Coelho (BRA/SP), Simone Bernardino (ITA), Alberto Bocini (ITA), Wally Hase (ALE), Guillaume Santana (FRA), Andrej Zust (ALE) e Tamás Velenczei (HUN). O seu repertório consiste em composições originais para instrumentação clássica de música de câmara, desde o clássico até o moderno. Também no dia 15, às 18h, a comunidade está convidada a participar do Cortejo Musical, no Largo do Mercado Público, e às 19h do Recital de Piano e Canto, em comemoração aos 100 anos do Conservatório de Música de Pelotas, na Bibliotheca Pública Pelotense.
A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa,  Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35.

INGRESSOS – As entradas são limitadas para quem quiser conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany, no entanto é necessária a retirada antecipada de ingressos. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível – alimentos que serão direcionados a entidades sociais cadastradas junto ao Programa Mesa Brasil Sesc. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme cronograma: dias 9, 10, 11, 12, 15, 16 e 17/01 - retirada de ingressos para espetáculos de 15, 16, 17/01; Dias 12, 15, 16, 17, 18, 19 e 22/01 - retirada de ingressos para espetáculos de 18, 21 e 22/01; Dias 17, 18, 19, 22, 23, 24 e 25/01 - retirada de ingressos para espetáculos de 23, 24 e 25/01. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac.

::: SOBRE O 8º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::
O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

A 8ª edição do evento, dentre 15 e 26 de janeiro, garante novidades em atrações

A 8ª edição do evento, dentre 15 e 26 de janeiro, garante novidades em atrações

::: DADOS GERAIS :::
- 50 professores de 11 nacionalidades diferentes.
- Aproximadamente  500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.
- Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade).
- 24 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.
- A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa,  Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35.

 

Fonte: Diário da Manhã