Notícias

Capacitação prepara agentes do Dia do Patrimônio

15-08-2017

  O Dia do Patrimônio 2017, com tema “Territórios daqui: identidades e pertencimento”, já conta com pessoal preparado para acompanhar visitações e atividades culturais que serão promovidas nos dias 18, 19 e 20 deste mês. Durante todo o sábado (12), voluntários inscritos para trabalhar no evento receberam capacitação sobre a importância e a dinâmica das comemorações.

    Pela manhã, a capacitação foi ministrada pela arquiteta do setor de Gerência, Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura (Secult), Liciane Almeida, e pelo professor de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, Sidney Gonçalves Vieira, que abordou identidade dos bairros. À tarde, a preparação dos voluntários foi por conta dos arquitetos da Secult, Fábio Caetano e Laura Zambrano, que se reportaram ao Centro Histórico e prédios.

      A arquiteta Liciane Almeida salientou que os agentes do Dia do Patrimônio têm o papel de mediadores das atividades que serão desenvolvidas nos prédios históricos e nos espaços públicos, como no largo do Mercado Central e no Parque da Baronesa.

    O Dia do Patrimônio 2017 tem na programação de sexta-feira (18) a recepção de escolas. No sábado (19) e domingo (20), o evento reserva-se para acolher a visitação da comunidade em geral aos prédios que estarão abertos das 10h às 17h.

    Os agentes que participaram da capacitação – a maior parte estudantes universitários de todas as áreas - receberam camisetas e um kit com folder sobre o patrimônio, que traz a lista e fotos de prédios que estarão abertos à visitação, e revistas do evento de anos anteriores, com amplo material informativo.

      Nos três dias do Dia do Patrimônio, a paisagem cultural e prédios históricos terão bandeiras coloridas indicando a condição de tombamento. A praça Coronel Pedro Osório e o Parque da Baronesa exibirão bandeiras brancas; imóveis com bandeiras verdes são de tombamento federal; vermelhas, estadual; azuis, municipal; amarelas, inventariados.

      Para o Dia do Patrimônio 2017, cujo tema será “Territórios daqui: identidades e pertencimento”, projeto de pré-preparo vem sendo desenvolvido. Trata-se de “Conversas sobre o Dia do Patrimônio”. A última etapa será realizada quarta-feira (16), às 18h, no Casarão 6 da praça Coronel Pedro Osório.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Pelotas