Notícias

Brasileiros pretendem optar por Destinos Nacionais nos próximos seis meses

19-05-2015

Maior número registrado para abril dos últimos dez anos

De acordo com a Pesquisa Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem - Abril/2015, do Ministério do Turismo (realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em mais de 2000 domicílios  nas seguintes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), publicada em 13/05/2015, 23,0% dos brasileiros entrevistados afirmam que pretendem viajar nos próximos seis meses e, destes, 77,4% para destinos nacionais (contra 19,5% para destinos internacionais e 3,1% que ainda não decidiram). Destes, 26,6% pretendem viajar dentro do seu próprio estado (dos respondentes domiciliados em Porto Alegre,  17,3% estão nesta categoria) e 73,4% tencionam viajar para outras regiões brasileiras. Ainda, 14,3% indicam que têm intenção de viajar para o Sul do país. 

 

Em paralelo, a pesquisa Traveller Choice 2015 do Trip Advidor divulga que Gramado é o destino nacional mais desejado para visitação, ficando na terceira posição na América do Sul, na frente de Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Salvador, por exemplo. Ainda pelo Trip Advisor, a pesquisa sobre as férias de julho divulgada nesta terça-feira (12) apontou Gramado como destino favorito dos brasileiros que estão planejando viajar no meio do ano. Orlando (nos Estados Unidos), aparece em segundo lugar, seguido de Bariloche (Argentina), Santiago(Chile), Nova York(EUA), Rio de Janeiro(Brasil), Paris(França), Fortaleza (Brasil), Natal (Brasil) e, por último, Cancun (México). Segundo a pesquisa, o custo médio de uma semana ao longo das férias escolares em Gramado, levando em conta gastos com hospedagem, refeições (3 vezes ao dia) e passagens áreas (ida e volta)  é de R$ 4.893,00. Ainda segundo a pesquisa, 74,0% responderam que utilizam a internet e sites de viagens e 56% começam a se planejar com pelo menos dois meses de antecedência.

 

O mesmo site divulga que, na opinião dos seus usuários, dos 25 melhores hotéis brasileiros, três estão localizados em Gramado (1º- Hotel Estalagem St. Hubertus, 7º - Hotel Casa da Montanha, 19º -  Wish Serrano Resort). Já o site do Hotel Urbano informa que, no primeiro trimestre deste ano, a procura por destinos nacionais aumentou pouco mais de 50% em relação ao mesmo período de 2014. Gramado subiu 190%, sendo o segundo destino nacional que mais subiu no interesse dos brasileiros em 2015 (em primeiro lugar aparece Natal/RN e em terceiro Porto Seguro/BA).

 

Pela Sondagem do Consumidor, prevalece a intenção de deslocamento por via aérea (64,4% contra 61,1% em abril de 2014) e  Automóvel próprio aparece em segundo lugar com 22,2%. No que concerne aos meios de hospedagem, a estada em hotéis ou pousadas tem destaque entre os respondentes com 48,4%, seguido de Casa de Parentes e/ou Amigos com 39,6%. A maioria pretende viajar acompanhada (81,2%),  e cônjuge aparece como o principal tipo de acompanhante (46,8%), seguido de filhos (28,2%) e outros parentes (13,2%). 

 

Assim como apontou a Sondagem do Consumidor, o TripBarometer, do Trip Advisor, também revelou que os brasileiros estão mais ávidos por viagens neste ano. Os dados do levantamento revelam que 44% deles pretendem, inclusive, gastar mais com visitas a diferentes destinos em 2015. A média de gasto é de R$ 11.700 por pessoa. O ano de 2015 (a partir de junho) conta com diversos feriados nacionais prolongados (Corpus Christi em 4 de junho, Independência em 07 de setembro, Nossa senhora de Aparecida em 12 de outubro e Finados em 02 de novembro), sem falar dos feriados fixos - Natal e Ano Novo -, com ótimas oportunidades para esquentar a economia do turismo brasileiro. Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o interesse dos brasileiros em conhecer mais o país se deve à alta do dólar, à quantidade de feriados no ano e à melhor infraestrutura dos aeroportos, muitos reformados por causa da Copa do Mundo.

 

 

 

Síntese elaborada pela equipe do Observatório de Turismo do RS

 

Fontes: Sites Hotel Urbano, Trip Advisor e  MTUR