Notícias

Boletim de Desempenho Econômico do Turismo - Abril/2015

02-06-2015

Boletim de Desempenho Econômico do Turismo - Abril/2015

MEIOS DE HOSPEDAGEM

O esfriamento dos negócios, no primeiro trimestre de 2015, já esperado pela maior parcela de empresários, decorreu, basicamente, em função do aumento dos custos operacionais e da redução da demanda de hospedagem de brasileiros e estrangeiros.
Em janeiro do ano em curso, contribuem favoravelmente para a expansão do faturamento os investimentos já realizados e maior divulgação dos atrativos e roteiros turísticos: por outro lado, a majoração dos custos financeiros, o acirramento da concorrência entre as empresas e o desempenho insatisfatório da economia brasileira são apontados como importantes entraves.
As perspectivas, em geral, são de contração dos negócios ao longo do segundo trimestre de 2015, tanto em comparação com Jan-Mar/2015 quanto com Abril-Junho/2014.

MOMENTO ATUAL (Abril/2015)
Situação dos negócios
Atualmente, expansão é verificada em 10% do mercado, estabilidade em 39% e retração em 51% (saldo de -41%), indicando ser a situação dos negócios menos satisfatória do que as constatadas na mesma época tanto de 2014 (saldo de 10%) quanto de 2013 (saldo de -2%).

PREVISÃO
No que concerne aos INVESTIMENTOS programados para abr-jun/2015, 51% do mercado planejam fazê-lo num montante equivalente a 20,3% do faturamento. Ao se incluir os 49% que não pretendem investir, tal volume declina para 10,4% do faturamento total do setor de meios de hospedagem. As atividades/áreas que deverão ser beneficiadas prioritariamente pelos investimentos são: melhoramentos na infraestrutura das instalações das empresas (ampliação e/ou reforma das instalações) e compra de novos materiais e equipamentos.

Para o 2º Trimestre de 2015 os prognósticos são de contração do FATURAMENTO dos meios de hospedagem, comparativamente ao trimestre imediatamente anterior: 26% de assinalações de perspectivas de aumento, 32% de inalterabilidade e 42% de declínio, resultando um saldo de -16%. As estimativas referentes a hospedagem de brasileiros são de ocorrência de estabilidade (saldo de -8%), enquanto que as relativas de estrangeiros são de redução (saldo de -36%), confrontados esses dois períodos.
Essa perspectiva de desempenho deverá induzir o mercado a reduzir significadamente o quadro de pessoal no segundo trimestre do corrente ano, comparativamente ao primeiro: 3% de previsões de crescimento, 67% de estabilidade e 30% de decréscimo (saldo de -27%).

FONTE: Boletim de Desempenho Econômico do Turismo - Abril/2015 - Nº 46